Spirulina auxilia no controle de doenças metabólicas
Cada vez mais temos a certeza de que através de uma boa alimentação podemos prevenir, controlar e até curar doenças. A abordagem de diversas patologias pode ser iniciada com bons hábitos que incluem alimentação saudável e sustentável.
Quando o alimento tem a propriedade de modular alguma questão relacionada à fisiologia de alguma doença, amenizando sintomas ou impedindo a sua perpetuação dizemos que ele tem uma propriedade nutracêutica. Pois bem, cada vez mais os estudos são voltados a estes alimentos que trazem benefícios que são, em muitos casos, comparados até mesmo a remédios sintéticos. Lembrando que as doenças metabólicas nascem em um ambiente com excesso de radicais livres, um nutriente que controle isso poderá ser útil no controle delas.
Leia também: Cientistas brasileiros comprovam que exercício previne contra Alzheimer
Um olhar está sendo voltado para um alimento riquíssimo e secular chamado Spirulina. É uma microalga que vive em águas mais salgadas e alcalinas (menos ácidas), principalmente nas áreas subtropicais e tropicais do México, Ásia e África Central. Povos antigos e guerreiros se alimentavam delas para se nutrirem e ganharem força. Com um alto teor proteico, gorduras essenciais e vitaminas foi inserido na década de 70 no combate à fome e desnutrição no mundo. Através de estudos, este alimento ganhou reconhecimento no controle de alterações no nosso organismo que envolvem a o perfil lipídico, como o colesterol, além do controle de radicais livres, o que promove saúde cardiovascular e diminui o risco de doenças inflamatórias como o câncer.
Alguns estudos inclusive sugerem que a sua utilização pode melhorar a quantidade de L-gutationa, que é o responsável pela limpeza da sujeira que chega ao seu fígado. Pois leitores, notem que o alimento cada vez mais é um bom aliado no combate às doenças.
Essa foi a dica de hoje. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar.
Fonte: Folha PE